top of page
Foto do escritorNova Amargosa FM

Tema do 2 de julho celebra o povo baiano na independência da Bahia

A Independência do Brasil na Bahia, comemorada nesta terça-feira (2), é um símbolo da luta pela liberdade e da identidade de um povo que valoriza a história e cultura. Neste ano, a celebração traz o tema “2 de Julho: Povo Independente” destacando não apenas o marco histórico, mas também a contínua busca por independência.

As comemorações deste ano prometem ser especialmente significativas, já que a programação começou no dia 29 de junho e seguirá até o dia 14 de julho. As festividades acontecem na capital baiana, Recôncavo e Litoral Norte da Bahia.

Para Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, responsável pela celebração do 2 de Julho, este ano o tema e a expansão dos festejos no interior revisita e traz mais luz à história, ressaltando a importância do povo e das cidades no processo de independência.

“Essa é a principal data do nosso estado, a data magna do nosso estado. Sem sombra de dúvidas, quando você enaltece, valoriza, reconhece a história, você faz com que ela seja transmitida para as próximas gerações, o que a gente tem que fazer cada vez mais, de forma que a geração que está chegando aí tenha orgulho dessa data, sinta amor pelo seu estado”, afirma o Prefeito de Salvador, Bruno Reis.


‘Povo Independente’ é representado nas ruas de Salvador

Nas ruas de Salvador, o tema será representado através das peças assinadas pelo artista plástico baiano Ray Vianna. Ao longo do circuito, serão instaladas mais de 25 peças, além de estandartes que serão colocados em prédios públicos.

Para o baiano Ray Vianna, é uma alegria fazer parte dessa importante manifestação popular como artista, tendo a responsabilidade de incorporar a mensagem central deste ano e representar o povo independente às peças e obras.

“Desde criança, eu me empolgo com o cortejo, com toda expressão popular desta festa. Agora, a empolgação vem acompanhada com o orgulho de assinar as obras de decoração”, declara.

Compõem também o projeto de ornamentação a fixação dos arcos do triunfo na entrada do Taboão, no Largo do Pelourinho. As ilustrações que serão apreciadas pelo público durante o cortejo, com os personagens populares homenageados, foram criadas por Daniel Soto, artista baiano e pesquisador do 2 de Julho.

64 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page